Apresentação

Bem vindo ao meu blog.Aqui serão lidos meus pensamentos e sentimentos decodificados em palavras, então, será um blog íntimo e profundo! A todos uma boa viagem por dentro de meu ser!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dzigar Kongtrul Rinpoche




Evento Shedra Brasil 2011 - S.E. Dzigar Kongtrul Rinpoche

Sua Eminência Dzigar Kongtrul Rinpoche, um dos mais respeitados e célebres mestres do budismo tibetano de sua geração,dará ensinamentos no período de 8 a 14 de novembro de 2011, das 19âs 21 horas, no Hotel Porto Bello, em Ondina – Salvador-Bahia. Estes ensinamentos são sobre um texto compacto e vívido que cobre todo o caminho Mahayana, em 123 versos – Carta a Um Amigo, de Nagarjuna.
Reconhecido como uma encarnação de Jamgon Kongtrul Lodro Thaye, Dzigar Kongtrul Rinpoche, nasceu na Índia, cresceu em um ambiente monástico e recebeu treinamento intensivo em todos os aspectos da doutrina budista. Em particular, ele recebeu os ensinamentos da linhagem Nyingma, especialmente os da Nyingthig Longchen, de seu professor raiz, Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche. Rinpoche.
Em 1989, Rinpoche mudou-se para os Estados Unidos com sua esposa e filho, e em 1990 iniciou um mandato de cinco anos como professor de filosofia budista na Universidade de Naropa. Rinpoche fundou a organização MSB (Mangala Sri Bhuti) que está centrada na sabedoria e na prática da tradição Longchen Nyingthing da linhagem Nyingma.
Atualmente, Dzigar Kongtrül Rinpoche está desenvolvendo um projeto da criação de um Shedra aqui em Salvador. Na série da Shedra, os ensinamentos são oferecidos de uma forma sistemática com a finalidade de aumentar o estudo e conhecimento do Dharma. A Shedra está direcionada/aberta para toda a comunidade Budista Brasileira.
Shedra: é um curso tradicional de educação superior . Tem como objetivo aprofundar nos ensinamentos budistas, usando estruturas de textos, terminologia e lógica.

Informações sobre o evento:http://rinpochenobrasil.blogspot.com/

Sarah Gomes

Centro Budista Guna Norling

Organização Mangala Shri Bhuti

Travessa Pedra da Sereia, 24E - Rio Vermelho - Salvador - Bahia

Telefones: (71) 8856-9139/9997-6230

1. Uma breve história sobre a vida do Rinpoche, incluindo sua linhagem.

Dzigar Kongtrul Rinpoche nasceu numa nobre família tibetana no Norte da Índia.
Seu pai foi a terceira encarnação do grande Tertön Chogyur Lingpa. A mãe do Rinpoche, que foi sua primeira professora, foi uma grande e renomada praticante devido ao seu próprio esforço. Ela concluiu treze anos de retiro solitário antes de casar-se e continuou sua escala de quatro sessões de retiro por dia enquanto criava seus cinco filhos. Aos nove anos de idade, Kongtrül Rinpoche foi reconhecido como a encarnação de Jamgon Kongtrul Lodro Thaye, por Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche e pelo décimo sexto Gyalwang Karampa. O Rinpoche treinou extensivamente em todos os aspectos da doutrina Budista, em particular, recebeu os ensinamentos da linhagem Nyingma de seu professor raiz, S.S. Dilgo Khyentse Rinpoche e também estudou com Tulku Urgyen Rinpoche, Nyöshul Khen Rinpoche e o grande estudioso Khenpo Rinchen.
Em 1989, Dzigar Kongtrül Rinpoche mudou-se para os Estados Unidos com sua família e em 1990 iniciou um mandato de cinco anos como professor de filosofia budista no Instituto Naropa. Durante esse tempo, ele fundou Mangala Shri Bhuti, uma organização criada para promover o estudo e a prática da Linhagem Nyingma do Buddhadharma no Ocidente, particularmente a tradição Rimé, com a qual o Rinpoche tem uma estreita ligação.
Dzigar Kongtrül Rinpoche é autor de três livros: Itʼs Up to You: The Practice of Self-Reflection on the Buddhist Path; Light Comes Through: Buddhist Teachings on Awakening to our Natural Intelligence; e Uncommon Happiness: The Path of the Compassionate Warrior. Ele é um pintor ávido na tradição abstrata expressionista e publicou dois catálogos de suas pinturas: Light Comes Through e Natural Vitality. O Rinpoche também é um fotógrafo de paisagens e pessoas na “fotografia de rua”, de reação espontânea. O Rinpoche viaja extensamente pelo mundo, ensinando e promovendo sua própria educação.

2. Livros publicados:

1) Its Up to You: The Practice of Self-Reflection on the Buddhist Path – disponível também em português-
2) Light Comes Through: Buddist Teaching on Awakening to Our Natural Intelligence.
3) Uncommon Happiness: The Path of Compassionate Warrior

Livros de Arte:
1)Light Comes Through
2)Natural Vitality.



3)Trabalho em Salvador: o que Dzigar Kongtrul Rinpoche pretende em Salvador.
Em 2003, o Rinpoche e sua organização MSB criou um centro de retiro e Dharma chamado Guna Norling, em Salvador. O centro funciona como um lugar para aqueles que estão interessados ​​no estudo e prática do Budismo. O objetivo final, como já dissemos, é ajudar as pessoas a entrar em contato com sua própria natureza iluminada, permitindo-lhes verdadeiramente beneficiar os outros. A cada visita a Salvador, o Rinpoche ensina um texto clássico budista que ajuda a esclarecer o caminho que conduz a este objetivo final. Este caminho inclui a prática da meditação e do cultivo da compaixão. Esta é a terceira visita de Dzigar Kongtrul Rinpoche a Salvador. Ele pretende continuar a voltar desde que possa trazer benefícios aqui. Ele descreveu Salvador como um lugar especial:
Meu objetivo em Salvador é trazer alguns ensinamentos de Buda para todos que estiverem interessados no Brasil, para o bem estar de todos os seres.O Budismo baseia- se na paz, na nao violência e na tolerância- existe treinamento extensivo nessas áreas,através da prática e contemplação. Eles estão disponíveis neste dia e nesta era para todos que desejem cultivar e premanecer nestes métodos. Dzigar Kongtrul Rinpoche.

4) Um pouco sobre seu envolvimento com o movimento da paz ou a cultura da paz.
O Rinpoche enfatiza uma responsabilidade universal para os outros seres sencientes. Ele ensina que essa responsabilidade surge de um reconhecimento de que todos os seres, independentemente da estatura, raça, classe social, sucesso, ou fracasso desejam felicidade e liberdade do sofrimento da mesma forma. Isto é o que une todos nós é sobre esta base que trabalhamos para o bem-estar dos outros com a mesma paixão que iriamos cuidar de nós mesmos. Ajudamos em tudo que podemos, seja através de meditação e contemplação, orações, ou dando comida , dinheiro ou abrigo.
Junto com S.S Dalai Lama, o Rinpoche tem grande fé que o altruísmo totalmente incorporado, trará paz e felicidade para as pessoas próximas a nós, em primeiro lugar, aos nossos inimigos e ao longo do tempo, para o mundo maior, quanto mais pessoas tiverem esta atitude e forma da vida.


Budistas famosos
Allen Ginsberg (Zen-budismo)

Angelina Jolie (Budismo de Nitiren)

Aung San Suu Kyi (Budismo Theravada)

Betty Faria (Budismo de Nitiren)

Brad Pitt (Budismo de Nitiren)

Carmo Dalla Vecchia (Budismo de Nitiren)

Cher (Budismo tibetano)

Cininha de Paula (Budismo de Nitiren)

Cláudia Raia (Budismo de Nitiren)

Courtney Love (Budismo de Nitiren)

Christiane Torloni (Budismo tibetano)

David Bustamante (Budismo tibetano)

Dentinho (Budismo de Nitiren)

Dhu Moraes (Budismo de Nitiren)

Diogo Vilela (Budismo de Nitiren)

Edson Celulari (Budismo de Nitiren)

Herbie Hancock (Budismo de Nitiren)

Hermann Hesse

Heródoto Barbeiro (Zen-budismo)

Jet Li (Zen-budismo)

Jeff Bridges

Keanu Reeves (Budismo tibetano)

Larry Coryell (Budismo de Nitiren)

Leonard Cohen (Zen-budismo)

Lucélia Santos (Budismo tibetano)

Milene Domingues (Budismo de Nitiren)

Odete Lara (Zen-budismo)

Olivia Wilde

Oliver Stone (Budismo tibetano)

Orlando Bloom (Budismo de Nitiren)

Philip Glass (Budismo tibetano)

Richard Gere (Budismo tibetano)

Roberto Baggio (Budismo de Nitiren)

Sharon Stone (Budismo tibetano)

Silvia Pfeifer (Budismo tibetano)

Soninha Francine (Budismo tibetano)

Steven Seagal (Budismo tibetano)

Steve Jobs (Zen Budismo)

Tina Turner (Budismo de Nitiren)

Wayne Shorter (Budismo de Nitiren)

Penélope Cruz (Budismo de Nitiren)

Sem comentários:

Enviar um comentário