Apresentação

Bem vindo ao meu blog.Aqui serão lidos meus pensamentos e sentimentos decodificados em palavras, então, será um blog íntimo e profundo! A todos uma boa viagem por dentro de meu ser!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CARTA DE 2012 O ARCANO V "O PAPA" OU "O SACERDOTE"



O quinto Arcano é representado por um homem idoso, que tem na cabeça a tríplice coroa papal, onde predomina o amarelo (a intelectualidade). Na mão esquerda a cruz tríplice do papado no cetro é o emblema da penetração de Deus nos três mundos possíveis: divino, intelectual e físico.
As extremidades da cruz indicam as sete virtudes necessárias para vencer os sete pecados capitais: orgulho, preguiça, inveja, ira, luxúria, gula e avareza.
Sobre seu peito, a mão direita com o indicador erguido faz o sinal de silêncio. Atrás dele há duas colunas que simbolizam, de um lado a lei e do outro o direito de obedecer ou desobedecer essa lei (asas em potencial), os dois pilares também significam sabedoria.
B (Bohas, sangue venoso) e J (Jakin, sangue arterial), são os nomes de duas colunas simbólicas que estavam diante da porta principal do templo cabalístico de Salomão.
Os dois homens ajoelhados em frente ao Papa representam o gênio da luz e o gênio das trevas, que se prostram diante do Senhor dos Arcanos em sinal de obediência.
Assim a figura do Papa simboliza o mestre supremo da ciência e dos mistérios sagrados, representante divino de boas inspirações do espírito e da consciência, a fertilização do espírito, o uso e o abuso do conhecimento esotérico ou ocultista.
Este Arcano reafirma ao consulente que, no momento, o poder espiritual se sobrepõe ao poder material, indica a intervenção de uma autoridade superior (pai, advogado, juiz etc.), cuja ação irá beneficiá-lo.
Quando o Papa está representando uma pessoa mostra alguém que tem dificuldade em se adaptar as novas circunstâncias ou a situações de mudança. No plano físico, é uma carta de legalidade, que anuncia proteção ao consulente nos assuntos que requeiram justiça. Significa também novos aprendizados, aliança, timidez, condescendência, indecisão quanto a moralidade de uma situação, do certo e do errado.
Elemento: Fogo. Signo: Áries. Planeta: Júpiter. Representa Quíron – o rei dos centauros. Carta neutra, ele orienta e lava as mãos, como Pilatos. Rege o pentáculo – a estrela de cinco pontas. Representa também o sumo sacerdote de qualquer religião. Representa Ossâin, senhor das plantas que vivem em liberdade, das ervas medicinais. Dia: Quinta-feira. Vela: verde ou branca. Santo católico correspondente: São Benedito.



O Arcano 5 é o “arcano do iniciado”, o neófito quando desperta o kundalini ingressa neste arcano e experimenta os rigores e provações imposta pela Lei. Este segredo que o Iniciado experimenta são seus próprios karmas, quanto maior a altura, pior a queda. Esta é a Lei. Mais dura será a jornada de quem retorna ao trabalho do que daquele que inicia o percurso pela primeira vez. Durante este arcano o Iniciado terá que transcender a si mesmo, sendo-lhe cobrado de instante em instante uma vida reta. Qualquer erro será fatal, perdendo graus e virtudes.
O caminho da Iniciação é o sábio viver. Muitas vezes o Iniciado precisa pedir autorização ao Pai e à Lei para experimentar algo que ele necessita para aumentar sua compreensão. É necessário ser obediente. A todo obediente à vitória. Os indisciplinados, os fanáticos, os mitômanos, os mentirosos, os adúlteros e os fornicários, jamais suportariam as ordálias. Os ajustes kármicos são sempre dolorosos.
Todo aquele que queira avançar no Trabalho Esotérico deve vivenciar cada um dos arcanos maiores do tarot. Aqui já não conta o intelectualismo, onde aquele que mais sabe de cor é o mais preparado. Ao contrário, o mais preparado é aquele que nunca ostenta seus títulos, seus graus e sua sabedoria.O VM Samael nos presenteou com o mapa do Caminho. O VM Rabolú nos detalhou o início do Caminho. Agora nos falta avançar e caminhar pela primeira montanha, não com teoria, mas com a prática.


Sem comentários:

Enviar um comentário